Delegar ou delargar, qual a sua opção?
Acredito que a palavra delargar não existe em nosso vocabulário, mas na pratica ela está presente em várias situações, em vários ambientes de trabalho.
Delargar e passar o desafio sem saber da real competência do liderado, não acompanhar nem se disponibilizar para ajudar e apoiar.
Quem delarga aparece apenas na hora de cobrar o resultado, se este não foi bom vem a bronca e a responsabilidade é colocada totalmente na conta do liderado.
Já quem delega conhece sua equipe, é o líder que acompanha, que se faz presente junto à equipe, sabe a competência de cada liderado e até a onde ele pode ir e fazer entregas consistentes, então dá o desafio de acordo com essa competência.
No processo de delegação o líder confia na capacidade do liderado e acompanha o desenvolvimento do trabalho, agora um ponto é importante, acompanhar e diferente de fiscalizar.
O líder que acompanha se faz presente e oferece apoio, está sempre atendo as necessidades de apoio da equipe, quando algum liderado está com dúvidas e busca solução no líder ele sabe conduzir o assunto e fazer perguntas, “perguntas que abram portas e tragam descobertas” e assim o próprio colaborador vai encontrando respostas.
Não é uma tarefa fácil, principalmente no corre corre do dia a dia, mas é uma tarefa gratificante e que gera desenvolvimento e crescimento dos liderados.
Na delegação estão presentes alguns fatores como:
- Conhecer a competência do liderado;
- Confiar na capacidade do liderado de fazer a entrega com qualidade.
- Ser um líder educador que oferece tempo, presença, experiência e exemplo ao liderado.
Conclusão, melhor Delegar, confiança e delegação andam juntas.
Consultor Francisco Dominguez
Seja membro da nossa comunidade no Space by wix e receba todos nossos conteúdos. http://wix.to/hIdQiXs?ref=m_cl
Comments